terça-feira, 21 de junho de 2011

O ciclo das coisas

Na verdade, esse post seria sobre sustentabilidade, e uma entrevista muito bacana que vi do Hélio Mattar, fundador do Instituto Akatu, porém passeando pela web, encontrei um vídeo maravilhoso, que explica de forma muito objetiva, e até divertida, o ciclo econômico que vivenciamos hoje em nossa sociedade. Tal ciclo econômico (capitalista-consumista) que vem esbarrando diretamente no modo de vida hoje, no nosso meio ambiente, nos nossos valores, e porque não dizer, esbarrará também em nossas gerações futuras (caso não façamos nada para minimizar os impactos).

O vídeo nos ajuda a amplificar nosso conhecimento, e abrir um discurso, sobre temas ambientais, sociais e econômicos, especialmente, o modo econômico criado (sim, ele foi idealizado, e não simplesmente puf! aconteceu) após a II Guerra Mundial, baseado numa palavra apenas: Consumo.

Sugeriu o economista Victor Lebow, nesse período pós-guerra, no momento em que o governo e as corporações americanas queriam alavancar a economia, "nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo o nosso modo de vida, que devemos converter a compra e o uso de bens em rituais, que busquemos nossa satisfação espiritual e a satisfação do nosso ego no consumo. Nós precisamos das coisas consumidas, gastas, susbstituídas e descartadas de modo cada vez mais acelerado".

Visualizando a situação atual do nosso meio ambiente (dos vários animais em extinção, dos rios poluídos, das áreas desmatadas, etc) do tratamento que damos ao lixo, da discriminação social que passam algumas pessoas, da (ainda) existência de trabalho análogo ao escravo, entre outras coisas mais, precisa comentar tal sugestão?

Bom, mas para não ficar apenas no patamar do fala-fala e nada faz ou diz o que fazer, no próximo blog falarei sobre o que cada um de nós pode fazer para contribuir com a mudança, como disse Madre Teresa de Calcutá "O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."

Com certeza, muitos já devem ter visto esse vídeo, mas não custa nada relembrar! ;)

Enjoy!

Annie Leonard I www.storyofstuff.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário